terça-feira, 3 de maio de 2011

Proposta 2 - Memória descritiva

No poema de Ricardo Reis as fontes utilizadas foram: Windsong, AdineKirnberg-Script e ChopinScript. Ambas foram utilizadas por pertencerem a um grupo de fontes com caráter clássico e portanto representarem a suavidade caracterizada pelo poema. Tentou-se retratar desta forma, a cena da mulher sentada a beira do rio.

A saia foi composta pela palavra Carpe Diem que representa forte característica de Reis como poeta. Foi escrita com a fonte AdineKirnberg-Script e com a cor rosa devido a feminilidade da mulher.

O rio foi composto pela fonte Windsong e pela cor azul afim de se ressaltar a suavidade e calmaria e remeter a água.

Já a fonte ChopinScript foi utilizada na representação das pernas da mulher sentada a beira rio. Esta foi formada através das palavras Estoicismo e Epicurismo que são fortes características do heterônimo de Fernando Pessoa.

É fundamental ressaltar que obtive dificuldades ao retratar este poema em relação à habilidades técnicas e que o resultado final não foi o esperado.


A segunda composição foi baseada no poema de Alberto Caeiro. Ela se fundamenta tanto no poema quanto nas principais características do autor. As fontes utilizadas foram: Ebrima, Jasmine UPC e Jellyka BeesAntique Handwritting Regular.

O fundo composto pelas características principais do autor foi formado através da fonte Ebrima e careado afim de não atrapalhar o que viria por cima. A fonte utilizada foi escolhida por sua simplicidade (outra característica que faz alusão à Caeiro).

A árvore, que remete a natureza citada em diversos poemas do autor, teve o tronco composto pelo poema e foi feita em fonte Jasmine UPC destacando novamente a simplicidade de Alberto. Já a parte superior teve em sua composição a utilização da fonte Jellyka BeesAntique Handwritting Regular por ser clássica e bela como a natureza.


A terceira experiência se inspirou na poesia de Álvaro de Campos. O heterônimo de Pessoa se destaca nesta fase pela exaltação da modernidade, por isso a composição objetivou relacionar o clássico com a a modernidade. As fontes utilizadas: You are loved, Jokerman e Jellyka BeesAntique Handwritting Regular.

A fonte Jokerman foi utilizada no o que fez as porcas representando a era industrial.

You are loved foi usada no r-r-r-r que representou o poema e também a brutalidade das máquinas.

E a parte clássica e suave para balancear foi parte da poesia escrita na fonte Jellyka BeesAntique Handwritting Regular.


É fundamental ressaltar que tive muita dificuldade em realizar a proposta e que a fiz da melhor maneira possível e foi por isso que esta só foi postada agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário