terça-feira, 26 de abril de 2011

Proposta 3 - Memória descritiva

A terceira proposta tem como objetivo evidenciar a importância da cor na transmissão da mensagem.
Após escolher três composições visuais, deveriamos modificar o sentido contido nelas alterando apenas suas cores.
A primeira imagem que escolhi foi uma campanha do greenpeace que está utilizando apenas tonalidades de preto e branco. Em minha interpretação, ela faz alusão ao fim do mundo ao relacionar um homem cortando a árvore com a escuridão. Refere-se a natureza como algo fundamental para a existência de cor e vida e a simboliza através da árvore que está a ser cortada.





Através da adição de cores à imagem esta ganha vida e se torna alegre. Perde totalmente o sentido original, que era de destruição e morte, adquirindo vivacidade e o encantamento provindo da beleza da natureza.
A segunda imagem é uma campanha do WWF a respeito da preservação da água. Para motivar e chamar atenção a propaganda utiliza um porco que se assemelha àqueles de barro que servem de cofres.





Com a alteração da cor azul que remete a água para a cor vermelha o anúncio perde o sentido de guardar água e ganha de guardar sangue (passível para uma campanha de doação de sangue) ou preservar a vida de animais.
A terceira imagem é outra da WWF. Nela o balde caído e o líquido cinza que cai dele remetem a poluição e ao derramamento de esgoto nos rios.





Modificando as cores da imagem esta ganhou sentido positivo. O esgoto foi transformado em rio e as cores da paisagem foram evidenciadas de maneira que a imagem se torna alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário