terça-feira, 22 de março de 2011

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Os elementos básicos da comunicação visual diferem dos meios de expressão existentes como argila, madeira, etc. Estes elementos são a origem de tudo que vemos, visto que, tudo que observamos em nosso cotidiano é composto por eles, ainda que não nos demos conta.
São eles o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Apesar de serem poucos, a cominação entre esses elementos resulta em inúmeras composições que dependem da presença e da força com que estes fatores se encontram.
Esta questão se relaciona diretamente com a teoria da Gestalt, pois apesar de esta dizer que deve se ver as coisas como um todo, a teoria afirma que neste conjunto devem ser observadas as formas que em interação resultam no conteúdo final que vemos e que se alteradas modificam todo o conjunto.
Ainda se acredita que a melhor forma para analisar um objeto, acontecimento, etc é a desconstrução. Através da análise das partes e elementos básicos da composição é que se é possível obter uma real compreensão do todo.

Os elementos visuais são:

- Ponto: é a unidade de comunicação visual mais simples existente. Sua natureza se caracteriza por ter “grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer”. Os pontos formam qualquer exensão visual, que quanto mais complexa for, mais pontos possui.
Quando avistamos os pontos em um processo automatico os ligamos, logo os pontos são objetos que podem direcionar o olhar e o jeito de vizualizar as imagens.
Também quando justapostos ou em quantidade, os pontos podem criar uma ilusão de tom ou de cor.
Outra característica que define este elemento básico é que quando mais próximos os pontos estão, maior a capacidade de chamar atenção do olhar.

- Linha: quando os pontos estão extremamente próximos é impossível diferenciá-los o que causa maior sensação de direcionalidade e o transforma em linha. Outra classificação possível para uma linha é um ponto em movimento.
A linha pode-se dizer, tem uma energia própria, nunca é estática. Ela representa nas artes visuais o propósito da por ser é decisiva, leva a algo definitivo, indica um caminho. Este elemento pode ser : impreciso e indisciplinado, delicado e ondulado, nítido e grosseiro, hesitante, indeciso e inquiridor ou pessoal, depende a forma e em que situação o artista a utiliza.
Apesar da linha não estar presente na natureza, ela aparece constantemente no ambiente em que vivemos.

- Forma: A linha por sua vez leva a contituição da forma.
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
Ao quadrado está associado “enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo, ação, conflito, tensão; ao círculo, infinitude, calidez, proteção.”
A partir destas formas são constiuídos os elementos e encntros na natureza e vida cotidiana.

- Direção: Existem três direções visuais básicas que encontramos: o quadrado, a
horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva. Cada uma das direções passa um significado para o homem. A horizontal e vertical transmite bem estar e meleabilidade, a diagonal passa instabilidade, a curva repetição e abragencia de informações.

- Tom: A intensidade do uso das linhas leva a haver certa obscuridade ou claridade daquilo que está representado. É através destas variações de tom, que derivam também da variação de luz presente, que observamos a complexidade de informação presente em uma composição. Vemos aquilo que é escuro porque se sobrepõe ao claro, ou vice-versa. Ou seja, é desta maneira que percebemos as diferentes informações contidas na composição.
A utilização dos tons facilita a visualização das dimensões.
“O valor tonal é outra maneira de descrever a luz. Graças a ele, e exclusivamente a ele, é que enxergamos.”

- Cor: A cor está associada as emoções. Ao contrário do que pensamos, ela não é apenas um elemento decorativo, mas está carregada de inrformação. Está relacionada tanto com os elementos cotidianos como a natureza, assim como é carregada de valores simbólicos, por exemplo: Vermelho significa perigo, amor, calor e vida, e talvez mais uma centena de coisas.
A cor tem três dimensões: matiz, saturação e brilho.

- Textura: A textura é diferente em relação aos outros elementos, pois é mais sensível ao tato, ele transmite sons através de uma interpretação que resulta numa textura ótica. A textura deveria funcionar com uma experiencia sensível e enriquecedora, o que não ocorre ao não podermos tocar as peças em museus, por exemplo.

- Escala: este elemento é identificado pelo processo de modificação e definição dos elementos visuais. No campo visual, seria a relação de dimensões entre duas ou mais formas. A escala é visulaizada não só através do tamanho das formas visuais, mas também através da relação entre campo e ambiente. No design, quando se tem relação com conforto e adequação, a escala está associada as proporções humanas

- Dimensão: Sua representação depende da ilusão, mas no mundo real ela existe e podemos não só senti-la como vê-la. É dominante em qualquer material em que se lide com volume tortal e real.
A ilusão pode ser utilizada de várias formas mas a principal delas é através da perspectiva.

- Movimento: Este elemento se encontra normalmente implícito no modo visual, se projeta tanto psicologica quanto cinestesicamente na informação visual que recebemos.

O que se pode concluir é que todos esses elementos, o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a escala, a dimensão e o movimento são onipresentes nos meios visuais. São características fundamentais para as comunicações visuais. Transmitem informações de forma fácil e direta, através da observação visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário