segunda-feira, 28 de março de 2011

Tipografia

Origem

A oralidade existe na humanidade desde seus primórdios. No entanto, a cultura escrita surge com a escrita suméria, gravada em cuneiforme que é paralela a utilização dos hieróglifos pelos egípcios. A busca por uma forma de registro escrito ocorreu devido as necessidades administrantivas da sociedade.
A escrita suméria foi criada pelos Sumérios na antiga Mesopotâmia em 3500 a.c. Ela foi denominada cuneiforme devido aos “símbolos” serem gravados nos diversos materiais através de glifos que tinham formato de cunha. Inicialmente, esta era feita por marcas simples e abstratas gravadas em tábuas de argila e utilizava-se a verticalidade como padrão de leitura.
A cuneiformidade proposta pela escrita suméria serviu de base para muitos outros povos escreverem seus próprios idiomas. Esta escrita, começou com um sistema pictográfico, no qual cada objeto representava uma ideia.
Com o tempo se desenvolveu, na escrita sumérica, o uso de sequências horizontais que ofereciam a possibilidade de rodagem dos pictogramas durante o processo e a utilização de uma nova ferramenta que tornou o processo mais rápido. É interessante destacar que para prover um registro permanente as tabuletas de argila deviam ser cozidas em fornos.
Hoje, até mesmo para os especialistas, é muito complicado decifrar a escrita sumérica ainda existente. Isto se deve ao fato de que na escrita sumérica cuneiforme não havia um padrão de símbolos para significar um mesmo elemento.

Egípcios

O alfabeto egípcio surgiu em 1500 a.c. Era composto por 23 a 24 caracteres fonéticos que representavam as consoantes. Apesar de criar este alfabeto, em detrimento do lado estético e mágico presente nos hieróglifos, os egípcios nunca substituiram estes pelos fonemas criados por eles.

É importante destacar que estes caracteres criados pelos egípcios são a base do alfabeto que utilizamos atualmente.



Fenícios

Os fenícios adaptaram em 1000 a.c. o alfabeto fonético egípcio para uso prático. Isto ocorreu devido a praticidade e superioridade em termos de completude em relação a escrita cuneiforme baseada em pictogramas.



Gregos

Os gregos adicionaram as vogais ao alfabeto fenício gerando desta maneira o alfabeto jónico, que foi padrão de referência para a Grécia Clássica. Os fonemas que representavam as vogais eram anteriormente símbolos fenícios sem valor fonético.
Diferentemente dos outros povos, os gregos já escreviam da esquerda para a direita.

A seguir o alfabeto passou para os etruscos, que teve sua cultura como base da cultura latina.



Romanos

Os romanos, durante a expansão territorial promovida por eles, já habituados a assimilar elementos das culturas estrangeiras adapataram o alfabeto grego/etrusco a sua própria língua e fonética.
Além disso, eles aperfeiçoaram ferramentas de trabalhar a pedra desenvolvendo assim as patifas ou serifas, já que as letras romanas eram esculpidas na maior parte do tempo.
Eles ainda desenvolveram diversos tipos de letra:
- Capitalis Quadrata (versais cinzeladas em pedra; lápides…);
- Rústica;
- Cursiva (documentos em papiro et al.);
-Redonda ou Uncial (Utilizada na Idade Média e é a evolução da Capitalis Quadrata mais arredondada… Utilizada por Escribas Latinos e Gregos).



O alfabeto romano é o que usamos atualmente, tanto foneticamente quanto em relação a forma e estética da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário