quarta-feira, 2 de março de 2011

Teoria Gestaltica

A Psicologia da Gestalt foi desenvolvida por Chrinstiam von Ehrenfels, filósofo e psicólogo. Ela estuda as sensações ocorridas através das percepções de espaço-forma e tempo-forma.

A teoria afirma que não existe conhecimento do todo através de suas partes, mas sim das partes por intermédio de um todo. E que só através da formação e entendimento de uma ideia de totalidade é que o cérebro pode realmente detectar, decifrar e compreender uma imagem ou um conceito.

Nos anos 30 e 40 a teoria Gestalt teve o conceito de percepção visual aplicado principalmente por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, and Kurt Koffka. Estes, se concentraram em estudar em como a percepção dos homens se dava em relação a objetos inteiros e suas partes, e desenvolveram a partir destes estudos leis da percepção organizacional.

Estas leis facilitam a compreensão das imagens e idéias. São conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando atua no processo de apreensão das formas.

As leis:

Lei da proximidade: esta lei diz que de acordo com a disposição de objetos em relação à proximidade formam se grupos em nossa interpretação. Quando estes estão próximos entre si são percebidos por nós como grupos.



Lei da similaridade: ela fala que se objetos similares de encontram dispostos num mesmo espaço estes são observados por nós como parte de um grupo. Os elementos são divididos em grupos de acordo com a semelhança que possuem.



Lei da pregnância: esta trata do fenômeno ocorrido entre uma figura e seu fundo. Ela afirma que os objetos num ambiente são vistos o mais simples possíveis. Segundo esta lei, tendemos a simplificar aquilo que vemos naturalmente. E quanto mais simples, maior assimilação.



Lei da continuidade: esta lei relaciona a similaridade de direções, alimentos e formas com a facilidade de percepção e compreensão. Esta lei de liga principalmente ao alinhamento das formas que quando estão alinhadas parecem relacionados entre si.



Lei da clausura: a lei da clausura ou fechamento afirma que boas formas constituem uma figura delimitada. É como se uam figura que não está completa se tornasse devido a nossa aptidão visual.



A teoria da Gestalt estuda, portanto, a percepção e a sensação de movimento e como estas são recebidas pelos indivíduos.
Além disso, é importante destacar que ela atenta aos designers que é mais positivo pensar em seus projetos como estruturas inteiras do que pedaços de informações que se ligam, já que a percepção humana é feita através do todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário